Maior petrolífera dos EUA diz que é impossível investir na Venezuela sem mudanças profundas

        Foto: Divulgação, Diário Centro do Mundo 

ExxonMobil, a maior  empresa petrolífera dos Estados Unidos, afirmou que hoje é “impossível” investir na Venezuela se o país não implementar mudanças significativas em suas leis e estruturas comerciais. O comentário foi feito pelo CEO Darren Woods em um encontro com o presidente americano Donald Trump, que tem pressionado companhias de energia dos EUA a investir cerca de  US$ 100 bilhões para revitalizar o setor petrolífero venezuelano. ([Deutsche Welle][1])

Woods destacou que a Venezuela precisa oferecer proteções legais duradouras aos investidores, reformar o sistema jurídico e alterar as leis de hidrocarbonetos antes que investimentos de grande porte sejam viáveis. Ele lembrou ainda que a ExxonMobil e outras empresas deixaram o país após seus ativos terem sido confiscados no passado, o que aumenta a cautela atual. ([Deutsche Welle][1])

Apesar da posição restritiva, a empresa diz que enviará uma equipe para avaliar a situação local. Enquanto isso, a Chevron — única grande petrolífera dos EUA ainda operando na Venezuela — afirma estar comprometida em expandir seus investimentos no país caso as condições se tornem mais favoráveis. ([The National][2])



Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem