Mato Grosso pede ajuda a outros estados para transferir pacientes com Covid-19

A maioria dos estados responderam que não tem como ajudar



De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso, 59 pacientes infectados pelo novo coronavírus estão na fila à espera por um leito de UTI. Devido a isso, o secretário estadual do estado, Gilberto Figueiredo, pediu o auxílio de outros estados para a transferência de pacientes com Covid-19.

Na última sexta-feira (5), o governador do estado, Mauro Mendes (DEM), já havia confirmado em entrevista ao MT2 a falta de profissionais de saúde para atender em UTIs.

“Estamos vivendo em Mato Grosso e em todo Brasil uma situação muito crítica. O que começou no Amazonas, Roraima, Rondônia, hoje é uma realidade em pelo menos 12 estados. Em março do ano passado, tínhamos 124 UTIs no estado. Hoje são 482 leitos de UTI, mas nós não estamos mais encontrando profissionais para assumir essa demanda”, afirmou em entrevista.
 
Segundo o secretário, a taxa de ocupação de leitos de UTI continua aumentando no estado e atingiu 99,58% no sábado (6). Neste domingo (7), ela teve uma pequena redução e caiu para 98,9%.

De acordo com a Folha de São Paulo, Gilberto Figueiredo anunciou a colegas que a rede hospitalar local entrou em colapso e pediu socorro a outros estados para atendimento a pacientes de Covid-19.

“Já colapsamos. Socorro. Preciso de ajuda. Algum estado pode auxiliar com vagas de UTI?”, perguntou o secretário a colegas. A resposta, no entanto, foi desanimadora. A maioria respondeu que não tem como ajudar.

Foto: Santa Casa/Divulgação
Fonte: Varela Notícias

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem