Fiocruz desenvolve teste que pode detectar variantes do coronavírus


Fiocruz desenvolve teste que pode detectar variantes do coronavírus
Crédito da Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu um teste do tipo RT-PCR para detectar de forma rápida as novas variantes da Covid-19. Segundo a fundação, o método consegue identificar mutações comuns às cepas do Brasil, Reino Unido e África do Sul.

“A Fiocruz já tem uma decisão de incluir esse ensaio no diagnóstico, então, além do diagnóstico dizendo se é Sars-CoV-2 ou não, também, será incluída a diferenciação para avaliar se é uma das três variantes de importância”, explicou, por meio de nota.

Ainda segundo a publicação, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas será o primeiro a usar o teste, depois Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio de Janeiro. Tratativas já estão sendo realizadas para que a ferramenta seja disponibilizada para outros laboratórios.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, a partir das notificações recebidas pelas secretarias estaduais de saúde, foram registrados 204 casos de variantes do vírus SARS-CoV-2 no Brasil. Os dados são até 20 de fevereiro de 2021.

O consórcio de veículos de imprensa informou nesta terça-feira (23), que a média diária de mortes por covid-19 está acima de mil há 34 dias. No total, o país tem 248.646 óbitos e 10.260.621 casos confirmados da doença.

Crédito da Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Fonte: Aratu on

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem