Coronavírus: deitar pacientes graves de bruços pode salvar vidas, dizem especialistas

Em meio a uma pandemia que já acometeu mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, os pesquisadores têm tentado incansavelmente a descoberta de soluções que possam curar a Covid-19 ou, ao menos, amenizar seus efeitos.

Agora, profissionais de saúde dos Estados Unidos e da China descobriram uma técnica para facilitar a respiração de pacientes graves infectados com o novo coronavírus. Os especialistas têm colocado os enfermos deitados de bruços – ou seja, com a barriga para baixo – a fim de permitir um maior fluxo de oxigênio nos pulmões.

       Imagem: Reprodução

De acordo com o diretor da rede hospitalar norte-americana Northwell Health, Mangala Narasimhan, os médicos estão salvando vidas com a prática. Em entrevista ao canal CNN, os avanços positivos são notáveis com esse método considerado simples de realizar.

“Estamos salvando vidas com isso. É uma coisa tão simples de fazer, e vimos melhorias notáveis. Podemos ver isso para todos os pacientes.”

Mangala Narasimhan
Diretor da rede hospitalar Northwell Health

Em um dos casos, um paciente na UTI do Long Island Jewish Hospital foi deixado de bruços quando a medida de oxigênio no sangue estava em 85%. Após ficar deitado com a barriga encostada na cama, o índice subiu para 98%.

Desde que esse resultado foi obtido, os enfermos que precisam de ventiladores mecânicos da unidade têm permanecido por aproximadamente 16 horas diárias nessa posição. Os benefícios já haviam sido apontados no passado, como em um estudo de 2013 – no The New England Journal of Medicine – e outro publicado em março – feito em um hospital de Wuhan, na China, onde foi o epicentro do coronavírus.

Cuidados
Mesmo com o sucesso do procedimento, é importante destacar que a posição pode não ser indicada para todos os pacientes. Há pessoas que não possuem capacidade para passar tanto tempo deitadas de bruços.

Além disso, os especialistas indicam que os pacientes com respiradores precisam de mais sedação quando ficam coma barriga para baixo – o que aumenta o seu tempo de internação na UTI.

(Tudo Celular)

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem